Mensagem do Presidente

Miguel Albuquerque

Madeirenses e Porto-Santenses

Depois de termos enfrentado a pior crise económica, social e de saúde pública de que há memória, temos, hoje, uma Região com mais investimento público e privado, com cada vez maior dinamização empresarial, com mais emprego, mais inovação, mais saúde, mais educação, mais proteção social, mais rendimento disponível para as famílias e menos impostos.

Um percurso que deriva das políticas acertadas que foram sendo assumidas pela governação regional, mas, também, pelo facto de se ter conseguido mobilizar a sociedade civil a favor desta recuperação excecional e da construção de uma Região todos os dias mais justa e muito mais preparada para enfrentar os desafios.

No passado dia 24 de setembro, renovamos o nosso compromisso para seguirmos, juntos, no caminho certo. Continuaremos a trabalhar e a cumprir, integralmente, todos os compromissos que assumimos, sempre a favor desta Madeira que somos!

Um Bem-haja!

Miguel Albuquerque

Biografia

Miguel Filipe Machado de Albuquerque foi eleito deputado em 1988, pelo Partido Social Democrata, tendo sido reeleito em 1992. Deste período destaca-se a ascensão à liderança da JSD/Madeira. Foi Presidente da estrutura jovem do PSD/Madeira entre 1990-1992, altura em que Pedro Passos Coelho era o líder nacional da JSD. Após deixar a liderança da JSD/Madeira, da qual é membro honorário, foi eleito Secretário-Geral Adjunto do PSD/Madeira, cargo que ocupou entre 1992 e 1995.

Licenciado em Direito, exerceu a sua actividade profissional entre 1986 e 1993, altura em que deixou a advocacia para concorrer, como número 2 da Lista do PSD/Madeira, à Câmara Municipal do Funchal.

Em setembro de 1994, Miguel Albuquerque passou a liderar os destinos da maior autarquia da Região. Foi reeleito Presidente da Câmara do Funchal em 1997, 2001, 2005 e 2009, sempre com maioria absoluta. Foi ainda, entre 1994 e 2002, Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira e membro do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios.

Do seu currículo político destacam-se as funções desempenhadas como Vice-Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Vice-Presidente do PSD/Madeira e administrador fundador da Fundação Social Democrata da Madeira e Presidente do Conselho de Jurisdição do PSD/Madeira.

Em 2012, Miguel Albuquerque candidata-se a Presidente da Comissão Política Regional do PSD/Madeira, tendo obtido 49% dos votos. Dois anos mais tarde, em dezembro de 2014, volta a concorrer à liderança do PSD-Madeira e, após uma primeira volta disputada entre 6 candidatos, Miguel Albuquerque é eleito líder do PSD/Madeira, na segunda volta, realizada a 29 de dezembro de 2014, com 64% dos votos.

Tendo tomado posse como Presidente do PSD/Madeira a 10 de Janeiro de 2015, concorre como cabeça de lista do Partido às Eleições Legislativas Regionais de 29 de Março de 2015, vencendo o ato eleitoral e sendo por isso convidado a formar Governo.

A 22 de Setembro de 2019, o PSD/Madeira, sob a liderança de Miguel Albuquerque, volta a ser o Partido mais votado e mantém-se no poder, ainda que numa conjuntura de coligação com o CDS/PP Madeira. Já a 24 de setembro de 2023, Miguel Albuquerque triunfa novamente nas Eleições Regionais, vitória essa expressa nos 11 concelhos e em 52 das 54 freguesias, mantendo-se, assim, à frente dos destinos da Região Autónoma da Madeira e reafirmando o seu compromisso de continuar a construir, todos os dias, uma Região mais próspera, mais justa e mais desenvolvida.