O Grupo Parlamentar do PSD pretende que a secção de proximidade de São Vicente volte a assumir audiências de julgamento e todas as deligências que eram efetuadas antes da Lei da Organização do Sistema Judiciário, em benefício da população do norte.
Em conferência de imprensa, realizada junto do antigo tribunal, a deputada Carolina Silva sublinhou que todas as situações que se referem à costa norte e que antes eram asseguradas em São Vicente deveriam voltar a ser ali realizadas. "Esta situação não só permitiria evitar que esta população da costa norte, que já é um bocado envelhecida, fizesse grandes deslocações ao Funchal, como permitira uma maior proximidade da população à justiça e não ao contrário, como agora se verifica." Esta é, de resto, a recomendação que é feita ao Governo da República, aravés de um projeto de resolução que já deu entrada na Assembleia Legislativa da Madeira.
Assim, o Grupo Parlamentar do PSD considera que deve ser imposta esta obrigatoriedade da realização das audiências em São Vicente quando a ação diga respeito à população deste concelho ou dos concelhos vizinhos.
A falta de oficiais de justiça foi outra questão abordada pela deputada, sublinhando a necessidade de ser colmatada esta falha e lembrando que esta situação já foi reivindicada várias vezes, não tendo até ao momento sidoi cumprida de forma cabal.