• Capa_abril_Site-100.jpg

O Grupo Parlamentar do PSD/Madeira lamenta que, mais uma vez, se tenha perdido a oportunidade de esclarecer a questão do financiamento dos radares do Aeroporto Internacional da Madeira. Uma situação que está relacionada com a operacionalidade daquela infraestrutura aeroportuária e que tem impactos diretos e significativos na mobilidade dos madeirenses e turistas e na economia da nossa Região.

Em Audição Parlamentar, requerida pelo PSD, na Assembleia Legislativa da Madeira, o Coordenador do Grupo de Trabalho para o Estudo dos Problemas da Operação Aérea no Arquipélago da Madeira e representante do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, Frederico Pinheiro, não só não adiantou qualquer

informação como contradisse, ainda, as afirmações do deputado do PS/M que anunciou, no início desta semana, a garantia de financiamento por parte do Estado: “Eu, na verdade, só sei aquilo que ouvi nas notícias. Eu não falei com o Sr. Deputado Carlos Pereira. Essa Informação não partiu daqui.”

Face à ausência de respostas, mantém-se a frustração pelo adiamento da resolução de uma questão que reuniu a unanimidade de todos os membros do grupo de trabalho em torno das soluções apresentadas em relatório, assim com a forma como elas seriam implementadas e com o seu cronograma.

O que se pode concluir é que nada se resolve por falta de vontade política. Nesta audição, o próprio coordenador do grupo de trabalho referiu diversas vezes que a decisão era política e não técnica. Ora, se não há decisão então é porque politicamente ela não interessa.

O constante adiamento desta situação representa cenários semelhantes ao que assistimos nos últimos três dias, com dezenas de voos cancelados e milhares de passageiros afetados, com consideráveis prejuízos para a economia regional.

Na sequência desta indefinição, o Grupo Parlamentar do PSD propôs e a 2ª Comissão Permanente de Economia, Finanças e Turismo aprovou a audição, o mais brevemente possível, do Ministro das Infraestruturas e da Habitação para que haja um esclarecimento cabal a esta questão.

Convite esse que esperamos que seja aceite, pois consideramos que esta seria uma excelente oportunidade de esclarecer no local certo toda a população da Região.