A audição parlamentar ao Conselho de Administração da NAV-Portugal, sobre os investimentos prioritários e necessários para melhorar a operacionalidade do Aeroporto da Madeira, veio confirmar que a instalação dos novos equipamentos só não avança por falta de vontade política do Governo da República, liderado pelo PS.
Refira-se que o Grupo de trabalho, criado para o efeito, coordenado pelo Ministério das Infraestruturas e constituído por todos os stakeholders ligados a esta matéria (NAV, ANAC, Governo Regional, Governo da República, entre outros), concluiu, de forma unânime, que deveriam ser instalados um Radar de Banda X e um LIDAR, que esse investimento seria financiado pelo Estado Português e que seria a NAV-Portugal a entidade responsável pela aquisição e instalação dos mesmos.
Todas estas conclusões foram confirmadas pela responsável da empresa que informou que todo o processo, em termos de preparação do Concurso Público Internacional, está concluído e pronto a ser despoletado, faltando apenas a garantia de financiamento por parte do Estado português.
De acordo com o cronograma definido pelo Grupo de Trabalho, essa garantia teria de ser dada a tempo de lançar o referido concurso até ao final do corrente mês. Tal não aconteceu, apesar da insistência da NAV-Portugal junto da tutela.
Importa referir que, desde o lançamento do concurso até à colocação em serviço, decorrem, pelo menos, oito meses o que implica que a operacionalidade do aeroporto da Madeira poderá ficar comprometida por mais um ano dada a negligência e falta de cumprimento das recomendações unânimes do Grupo de Trabalho, por parte do Governo da República.
Não deixa de ser significativo que o Ministério das Infraestruturas, em conjunto com o Ministério das Finanças, se demitam de seguir recomendações unânimes feitas por um Grupo de Trabalho por eles coordenado, adiando, sine die, a resolução deste problema, cujas consequências são altamente gravosas para a economia regional e comprometedoras da mobilidade dos cidadãos residentes na Madeira.