• Capa_abril_Site-100.jpg

Foto: Banda Municipal de Machico

O Grupo Parlamentar do PSD vai entregar, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de congratulação pelo 125.º aniversário da Banda Municipal de Machico, enaltecendo o contributo na formação artística e social de centenas de jovens, incutindo-lhes sempre o sentido de uma cidadania mais responsável e justa, e o elevado desempenho e dedicação de muitos sócios-executantes ao longo destes 125 anos, nomeadamente de José da Costa Miranda, José de Olim, António de Olim, Amaro dos Santos, Nelson Spínola Sousa e Manuel Fernandes de Freitas Spínola, que desempenharam, ao longo dos tempos, funções de maestros regentes desta que é uma das bandas filarmónicas mais antigas da Madeira e que tão bem tem representado a Região além-fronteiras.

A Banda Municipal de Machico, anteriormente designada por Banda Filarmónica, foi fundada a 1 de novembro de 1896, por iniciativa de Jayme Rodrigues Gouveia, João da Costa, Benjamim da Costa Miranda, Venâncio da Costa Miranda, Augusto Marcos da Câmara e Ângelo Álvares de Freitas.

Obtidos os necessários instrumentos em abril do seguinte ano, iniciou a nova coletividade a sua atividade musical sob a direção artística de Ângelo Álvares de Freitas, vindo a realizar a sua primeira exibição pública a 28 de setembro de 1897, em comemoração do aniversário do Rei D. Carlos I.

A Banda Municipal de Machico tem sob a sua alçada 275 participantes nas mais diversas atividades, nomeadamente na Banda Municipal, propriamente dita, e na nova Orquestra Juvenil de Machico.