O Grupo Parlamentar do PSD deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, de um Voto de saudação aos Enfermeiros, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Enfermeiro, que se celebra a 12 de maio. A data foi determinada pelo Conselho Internacional de Enfermagem, sendo que a sua escolha remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna.
Protagonistas na arte do cuidar, os enfermeiros vieram tornar-se ainda mais visíveis aos olhos da sociedade no último ano. A pandemia está a ser um verdadeiro teste aos nossos sistemas de saúde e tem colocado enormes pressões a estes profissionais, mas tem elevado, paralelamente, a sua enorme capacidade de trabalho, dedicação, empenho e coragem.
Por outro lado, a pandemia significou, para esta classe, um recomeço e uma oportunidade para explorar novos modelos de cuidados onde os Enfermeiros estão no centro dos sistemas de saúde. Por esta razão, o Conselho Internacional de Enfermeiros escolheu, para este ano, o tema «Enfermeiros: Uma Voz para Liderar», com o subtema “Uma Visão para o Futuro dos Cuidados de Saúde”.
Num contexto tão difícil como aquele que estamos a viver, há mais de um ano, é justo e merecido que se louve o trabalho dos Enfermeiros e que se enalteça e repense o seu papel enquanto importantes membros das equipas de saúde.
Na Região, o Governo Regional tem feito um esforço para valorizar o trabalho dos enfermeiros, através da melhoria das infraestruturas, no aumento das certificações de qualidade e de contratações, na resolução de vínculos precários e no descongelamento de carreiras. Aliás, este trabalho é reconhecido pela própria Ordem que, recentemente, reiterou que a situação no arquipélago é muito melhor do que em Portugal Continental.
O PSD saúda, assim, todas e todos os Enfermeiros, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Enfermeiro, enaltecendo a sua enorme capacidade de trabalho e dedicação, bem como, o seu papel nos sistemas de saúde.