• bannerSitePSDM3jan2020.jpg

A Assembleia Legislativa da Madeira vai ouvir o diretor executivo da Associação de Promoção, na sequência de um requerimento de audição parlamentar, submetido pelo grupo parlamentar do PSD, aprovado em reunião do dia 9 de outubro.

No requerimento, o PSD salienta que, "em março de 2020, a realidade que conhecíamos alterou-se por completo, por força de uma pandemia, originada pela COVID-19". 

Face ao grande potencial de contágio e à situação de alastramento verificada no nosso país, e na maior parte dos países, à escala mundial, a Região viu-se forçada a encerrar as principais portas de entrada no seu território, por via aérea e marítima.

O PSD refere que esta situação teve um reflexo estrondoso, não só na vida dos madeirenses como no principal setor de atividade regional, o Turismo, com repercussões em todos setores da nossa economia.

Apesar de necessária, trouxe também graves constrangimentos a todos os que vivem deste setor, o que levou a medidas imediatas do Governo Regional para atenuar a situação, tanto no período de confinamento, como na fase posterior de reabertura ao exterior.

"Com a retoma da economia, em julho, procurou-se, por um lado, assegurar a segurança dos madeirenses e porto-santenses e, por outro, criar mecanismos de incentivo ao regresso de turistas. Um objetivo que tem vindo a ser, gradualmente, conseguido, com o aumento das chegadas nos meses consequentes à reabertura. Não obstante, todo este trabalho é condicionado por fatores externos, nomeadamente pelas políticas seguidas pelos diferentes países e pelo nosso próprio país, levando a uma atenção específica para cada mercado.

O PSD sublinha que a pandemia de COVID-19 e a incerteza da sua evolução a nível mundial obriga a que a estratégia seja definida num menor período de tempo e adaptada constantemente às novas circunstâncias. Razão pela qual o PSD entender ser pertinente ouvir o Diretor Executivo da Associação de Promoção da Madeira, com vista ao esclarecimento sobre as medidas que estão a ser implementadas e os seus resultados, assim como a perspetiva futura para este setor.