• bannerSitePSDM3jan2020.jpg

O Grupo Parlamentar do PSD deu entrada de um voto de congratulação sobre os Fachos de Machico, um evento que foi finalista da Região Autónoma da Madeira no concurso ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’.

O PSD lembra que, no passado, o Arquipélago da Madeira foi invadido por piratas e corsários, pelo que as populações usavam um sistema de alerta que consistia em acender fogueiras, estrategicamente posicionadas nos cumes das montanhas, para avisar toda a população do perigo iminente, que se denominaram de Fachos.

Esta era uma tarefa desempenhada pelos facheiros que tinham um dever cívico perante a população, ao qual não podiam haver recusas.

Com o passar dos anos, este sistema de alerta deixou de existir, mas as sucessivas gerações transportaram para os nossos dias, esta tradição secular, como manifestação cultural e religiosa, ocorrendo anualmente no último fim de semana de agosto na freguesia de Machico, na véspera da festa religiosa em honra ao Santíssimo Sacramento.

As encostas do vale ficam iluminadas pelos fachos, sendo um dos rituais mais emblemáticos da história da Madeira.

Esta tradição é recriada pelo povo de cada sítio da freguesia, desde 1903, organizando as matérias primas e a própria arquitetura das imagens que querem ver projetadas nos picos da freguesia, traçando barcos, peixes e motivos religiosos.