• bannerSitePSDM3jan2020.jpg

O PSD propõe a manutenção da linha SRS24, criada, no final de janeiro pelo Governo Regional, para atender às dúvidas relacionadas com a pandemia Covid-19, alargando-a às questões de saúde em geral, através do acompanhamento, aconselhamento, encaminhamento e orientação para o nível de cuidados de saúde adequado.

O objetivo, afirmou hoje a deputada Rubina Leal, na discussão da proposta na Assembleia Legislaitva da Madeira, é evitar a deslocação desnecessária e saída do domicílio, ao mesmo tempo que se garante que todo o processo é gerido de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.

A deputada salientou que, até ao momento, foram atendidas mais de 9.550 chamadas pela Linha SRS24, o que significa que, em 137 dias, os profissionais que asseguram esta linha deram encaminhamento a uma média de 70 chamadas por dia.

Para Rubina Leal, este dado é um indicador da importância e pertinência da Linha SRS24. "Os números não enganam e revelam o sucesso desta medida, mas é preciso não esquecer todo o trabalho feito pelas autoridades de Saúde na gestão da pandemia na Região", disse.

Com a OMS a alertar para casos de Pneumonia de origem desconhecida na cidade chinesa de Wuhan, a 31 dezembro de 2019 a OMS alertou para casos de Pneumonia de origem desconhecida na cidade chinesa de Wuhan, e com o primeiro caso a ser confrmado, a 13 de janeiro, fora da China, a criação da linha SRS24 foi uma das medidas adoptadas pelo Governo Regional, iniciando-se a 24 de janeiro, a funcionar 24 horas sobre 24 horas.

Desde logo, "revelou-se eficiente na avaliação do risco, no esclarecimento de dúvidas e na disseminação de informação sobre a pandemia".

"Podemos dizer que se observou um cumprimento integral dos seus objetivos e que em muito contribuiu para o controlo epidemiológico da COVID-19 na RAM", afirmou Rubina Leal, não deixando de relevar a rede criada para a monitorização dos casos, as ações informação e sensibilização desencadeadas pelo IASAÚDE e uma forte aposta, como nunca antes tínhamos visto, em campanhas de informação e de prevenção nos diferentes meios de comunicação, quer tradicionais, quer digitais.

Além da criação de uma equipa especializada de bombeiros, com o objetivo de transportar os casos suspeitos de COVID.

Tudo isso levou, conforme lembrou a deputada, a que o Orçamento do SESARAM tenha sido reforçado em mais 25 Milhões de Euros.

Assim, Rubina Leal disse estar certa de que a manutenção e reconversão da Linha SRS24, para a Linha de Saúde Regional 24, será um passo importante para a Região.

A proposta foi aprovada na generalidade.