• bannerSitePSDM3jan2020.jpg

Foi hoje discutido, na Assembleia Legisaltiva da Madeira, um voto de congratulação, da autoria do PSD, a D. Tolentino Mendonça pela atribuição do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva 2020

Na apresentação desta iniciativa, a deputada Cláudia Gomes, lembrou que, natural do concelho de Machico, D. Tolentino Mendonça viu o seu trabalho, no campo literário, reconhecido com a atribuição do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva 2020 para a Divulgação do Património Cultural, pelo seu contributo excecional enquanto divulgador da cultura e dos valores europeus.

O Prémio, instituído em 2013, distingue, anualmente, um cidadão europeu cuja carreira reconhece e defende o património cultural da Europa e é promovido pelo Centro Nacional de Cultura em cooperação com a Europa Nostra e com o Clube Português de Imprensa. A Europa Nostra é a principal organização europeia de defesa do património cultural enquanto propulsor da economia, do ambiente, do bem-estar e, inclusive, do futuro da Europa.

"José Tolentino Calaça de Mendonça, um dos mais conhecidos poetas da atualidade e considerado pelo júri do prémio como um homem com uma enorme capacidade de divulgar a beleza e a poesia como parte do património cultural intangível da Europa e do mundo, tem uma vasta obra que inclui, igualmente, ensaios e peças de teatro. As suas obras são, paulatinamente, reconhecidas e publicadas em vários países do mundo e traduzidas para vários idiomas", referiu.

Leia o voto