• bannerSitePSDM3jan2020.jpg

O Grupo Parlamentar do PSD apresentou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de congratulação 'Pelo empenho de todos os profissionais dos lares e unidades residenciais da Madeira na proteção dos idosos face à Covid-19'.

O PSD lembra que, de acordo com os dados apresentados pelo Secretário de Estado da Saúde, a 18 de maio, dois mil idosos residentes em lares e 998 funcionários contraíram a Covid-19, sendo que dos mais de 2.500 lares de idosos registados em Portugal continental, foram confirmados casos de Covid-19 em 315, o equivalente a 12%.

Na Madeira, o cenário é, felizmente, diferente, não tendo sido registado, até à data, qualquer caso de Covid-19 nos lares e unidades residenciais. Situação que foi confirmada por testes realizados aos 2.732 colaboradores e utentes dos 34 estabelecimentos existentes na nossa Região.

Esta realidade verifica-se pela adoção de medidas atempadas por parte do Governo Regional, em particular, e, desde logo, a proibição das visitas, mas também, e sobretudo, pelo empenho de todos os profissionais destas unidades, que têm sido incansáveis na adoção de boas práticas de proteção dos nossos idosos e na implementação de soluções que pudessem combater a distância da família.

Quando todos estavam mais longe, fisicamente, foram estes colaboradores, entre pessoal da saúde, dirigentes, administrativos, assistentes operacionais, técnicos e outros, que estiveram, e estão, ao lado dos nossos idosos, apoiando-os não só nas questões de saúde e bem-estar, como nas consequências que advêm da privação social a que, temporariamente, estão sujeitos, sendo esta dedicação e profissionalismo merecedores de reconhecimento por parte da nossa população.

Com este voto pretende-se reconhecer o empenho de todos os profissionais dos lares e unidades residenciais da Madeira na proteção dos idosos face à Covid-19 e agradecer o papel crucial que têm tido no sucesso da proteção da população sénior na nossa Região.