O Grupo Parlamentar do PSD visitou hoje o Instituto para a Qualificação - Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, que promove, atualmente, 49 cursos para cerca de 900 alunos, desde jovens que ainda não entraram no mercado de trabalho a trabalhadores no ativo.
Uma valência do ensino público que, segundo a deputada Fernanda Cardoso, tem permitido adequar a oferta formativa às necessidades de mercado, em diferentes áreas, sendo que a maior parte tem uma taxa de empregabilidade na ordem dos 100%.
Além do leque variado de cursos técnicos, a deputada salientou que o Instituto tem também promovido cursos de português para lusodescendentes, o que se torna "importante", numa altura em que a Madeira está a receber muitos madeirenses que regressam da Venezuela e que estão disponíveis para trabalhar, e até são empreendedores, mas que se deparam com a barreira da língua.
Fernanda Cardoso lembrou ainda que nos últimos quatro anos e meio a Madeira conseguiu diminuir a taxa de desemprego de 15,8 para 7%. Para isso contribuíram também os cursos profissionais, que, "ao corresponderem às necessidades do mercado, favorecem este grau de empregabilidade".
"Nós sabemos que existem muitas pessoas que estão inscritas no desemprego, mas que, apesar de haver oferta das empresas, não se adequa a formação desses desempregados com a procura por parte dessas empresas e esta resposta que o Governo promove vem, de certa forma, facilitar essa empregabilidade e, por isso, sublinhamos a importância fundamental do trabalho que promove este Instituto para a Qualificação."