• bannerSitePSDM3jan2020.jpg

O Grupo Parlamentar do PSD visitou hoje o Conservatório - Escola das Artes da Madeira, onde o deputado Paulo Freitas destacou a importância da história da artes na nossa Região, com mais de sete décadas de existência e que levou a que a Madeira seja "a única região do país que apresenta esta massificação do ensino da artes". Ou seja, explicou o deputado, a oferta do ensino em várias valências, como a dança, a música, as artes plásticas e o teatro.

"Nós somos a única região que, neste momento, oferece às crianças, desde os três anos de idade até à conclusão do ensino secundário, aprendizagem gratuita nestes campos das artes", reforçou.

Uma realidade que tem sido proporcionada pelo Governo, que tem assegurado este ensino gratuito às crianças e jovens, conforme salientou.

Paulo Freitas referiu ainda que o Conservatório da Madeira é o maior do país, contando com cerca de 1.200 alunos e apresentando mais-valias ao nível de eventos, através de três orquestras e de vários outros agrupamentos. "No último ano letivo, esta escola conseguiu apresentar 210 eventos à população madeirense e aos turistas", sublinhou o deputado. 

O deputado recordou que todas as sexta-feiras é realizado um concerto de entrada gratuita, na escola, proporcionando aos madeirenses e turistas uma grande diversidade cultural.

No próximo ano letivo, a Escola das Artes será alvo de uma fusão com a Direção de Serviços e Multimédia, o que, segundo o deputado, vai possibilitar uma ainda maior maximização do ensino das artes na Madeira e ao nível da formação que é dada às crianças e jovens.