• bannerSitePSDM3jan2020.jpg

O Grupo Parlamentar do PSD visitou hoje o Centro de Saúde da Nazaré para conhecer a implementação no terreno do Plano de Contingência para o Inverno.

O deputado João Paulo Marques salientou que se trata de um plano que tem sido desenvolvido e aplicado pela Secretaria da Saúde e que “visa, precisamente, fazer face ao aumento das doenças respiratórias que é tão comum nesta altura do ano”.


João Paulo Marques sublinhou que este plano teve início em janeiro de 2019 e abrange quatro centros de saúde da nossa Região. São eles o Centro de Saúde da Nazaré, do Bom Jesus, de Santo António e também de Câmara de Lobos.

“Através desse esforço tem sido possível reforçar as equipas médicas que estão ao dispor da população”, afirmou o deputado, acrescentando que tem sido possível também “aumentar as consultas que estão disponíveis para as pessoas que mais precisam”, num horário mais alargado.

João Paulo Marques reforçou que esta consulta aberta, no conjunto dos quatro centros de saúde, “já teve capacidade para atender mais de 800 pessoas”, que, se não tivessem esta alternativa, certamente que teriam de se deslocar a um serviço privado ou então à urgência hospitalar.

Nesse sentido, considera que “estão cumpridos aqueles que são dois dos grandes objetivos deste plano de contingência: Por um lado, facilitar o acesso aos cuidados de saúde àqueles que mais precisam e, por outro, também descongestionar a urgência hospitalar, oferecendo aqui um serviço adicional, nesta altura de Inverno e em que as doenças respiratórias são mais marcantes”.

O deputado salientou ainda que, “enquanto que alguns partidos de oposição pautam o seu discurso pela crítica diária e pelo bota-abaixo constante do nosso Serviço Regional de Saúde, o Governo Regional opta por outra estratégia, tem assumido a Saúde com uma área prioritária da governação e tem dado aquilo que o nosso sistema precisa efetivamente: Investimento e planeamento. Investimento do ponto de vista do orçamento para a Saúde, que é o maior dos últimos anos, e planeamento, por exemplo, com a aplicação deste plano de contingência, que permite uma consulta aberta, disponível para todos os cidadãos que estão inscritos neste centro de saúde, para que tenham acesso a cuidados de saúde numa altura tão crítica do ano”.