• bannerSitePSDM3jan2020.jpg

O grupo Parlamentar do PSD lembrou hoje uma das medidas que estão inseridas no Orçamento da Região para 2019, mas cuja aplicação já teve início em 2018: O passe sub 23.

Numa iniciativa realizada junto à Universidade da Madeira, a deputada Carolina Silva referiu que este é um apoio concedido aos estudantes universitários até aos 23 anos de idade, através de um desconto mensal na tarifa aplicada no transporte coletivo, sendo a redução de 25% para os estudantes sem ação social e de 60% para aqueles que beneficiam dessa ajuda.

A deputada salientou que este apoio é dado de forma direta e chega a cerca de 4 mil estudantes universitários na Região, sendo "suportado pelo Governo Regional e pelo nosso Orçamento Regional, quando deveria ser uma incumbência do Estado".

"De qualquer das formas, o Executivo regional entendeu, e bem, substituir-se [ao Estado] nessa função de auxiliar os nossos estudantes universitários, concedendo-lhes este desconto no seu passe escolar", sublinhou Carolina Silva, destacando também a plataforma digital que foi criada para o efeito, onde os estudantes podem inscrever-se e aceder a toda a documentação que é necessária.

A deputada recordou que esta é "uma reivindicação antiga dos estudantes universitários, que o PSD entendeu também este ano abraçar, concedendo este apoio, honrando o seu compromisso e honrando esta promessa que foi feita aos estudantes da Madeira". É também, segundo Carolina Silva, mais uma forma de aliviar o orçamento familiar.