Os vereadores do PSD no município de Machico congratulam-se com o reconhecimento, ao nível nacional, do Núcleo Museológico de Machico - Solar do Ribeirinho, expresso num voto apresentado, ontem, em reunião de Câmara, e aprovado por unanimidade.
O Solar do Ribeirinho foi incluído, recentemente, no mapa dos 500 sítios arqueológicos portugueses em condições de visita e fruição pública, o que, segundo os autarcas social-democratas, atesta bem a qualidade do Núcleo Museológico e demonstra a aposta assertiva da vereação do PSD na área Patrimonial e Museológica, como forma de valorização da identidade do povo e do Município de Machico.
Os autarcas lembram que, durante os 12 anos de gestão autárquica da responsabilidade do PS (1999- 2001), verificou-se pouca sensibilidade para este património edificado. "Para além de não ter sido alvo de qualquer recuperação ou preservação, foi inclusivamente utilizado como armazém municipal o que contribuiu ainda mais para a sua degradação. Quando passou a apresentar enormes riscos para a segurança de pessoas e bens, foi pura e simplesmente abandonado."
Apesar do estado de profunda degradação, os autarcas sublinham que foi ainda possível recuperar não só o edifício, mas também toda a área envolvente, correspondendo aos anseios, de há anos, da população, acrescentando que "tal aspiração só foi concretizada graças ao empenho e dinamismo da anterior vereação do PSD, que deu a dignidade merecida ao imóvel e aproveitou este importante espaço para dedicá-lo à área museológica e cultural, culminando neste reconhecimento nacional".