• bannerSitePSDM3jan2020.jpg

COMUNICADO

1. O PSD/Funchal regista com agrado o recuo da Câmara Municipal do Funchal (CMF) naquilo que considera ser uma vitória para a Cidade e para todos os munícipes.

2. Os vereadores sociais-democratas há muito alertavam para o impacto negativo do afunilamento da Rua João de Deus na circulação automóvel e na passagem de viaturas em marcha de emergência, com consequências para o trânsito em toda a Cidade

3. Mas o erro grosseiro de quem governa navegando à vista, sem qualquer planeamento foi finalmente corrigido. A Rua João de Deus vai passar a ter novamente duas vias conforme o PSD e toda a população sempre defendeu.

4. A boa governação de uma cidade com a dimensão e importância do Funchal não se compadece com experiências inconsistentes e pueris, tais como as que esta Câmara tem ensaiado ao nível do trânsito, entre outras áreas.

5. Esta Autarquia ora reduz e aumenta faixas, ora liga e desliga semáforos, ora encerra e abre ruas sem qualquer planeamento, brincando com o dinheiro dos contribuintes.

6. Depois de tantas medições realizadas pela CMF que davam conta que atravessar a Cidade demorava apenas 7 minutos, que depois passou a 10 minutos, os automobilistas sentiram na pele o que é não conseguir sair de parques de estacionamentos, o que é levar meia hora para atravessar o Funchal.

7. Ficar preso no trânsito não é "um divertimento", ao contrário do que alguns vereadores da Coligação possam dizer. Por isso o PSD/Funchal solicitou várias vezes à CMF os estudos em que se basearam estas alterações. Mas não obteve qualquer resposta.

8. A resposta surge agora, quando os níveis de popularidade do presidente da CMF são postos em causa com o descontentamento generalizado da população. O edil decidiu devolver as duas vias à Rua João de Deus, porque as medidas avulsas não funcionam, lavando novamente as mãos das suas responsabilidades colocando a responsabilidade desta decisão em obras de terceiros.

9. No entanto, o PSD alerta que esta é apenas a resolução de parte do problema, já que a do Rua do Bom Jesus continua apenas com uma via de trânsito, ao contrário daquilo que existia anteriormente. O suprimento de uma faixa nesta rua, e consequente afunilamento do trânsito, continuará a dificultar a passagem de viaturas em marcha de emergência e a circulação automóvel, especialmente em horas de maior tráfego.

Funchal, 29 de novembro de 2018

Os Vereadores do PSD na Câmara Municipal do Funchal

Rubina Leal

Jorge Vale Fernandes

Joana Silva

Elias Homem de Gouveia