• bannerSitePSDM3jan2020.jpg

A deputada Rubina Berardo, eleita pelo PSD/M à Assembleia da República, integrou a delegação portuguesa que participou na reunião plenária da Conferência dos Comités Parlamentares (COSAC), em Bucareste, na Roménia, entre 23 a2 25 de junho.

Trata-se de um órgão que é composto por elementos das comissões de assuntos europeus de todos os parlamentos nacionais da União Europeia (UE) e que se assume como fundamental para garantir a inclusão dos parlamentos nacionais no processo de decisão da UE.

A deputada social-democrata madeirense submeteu uma proposta que foi debatida e incluída nas recomendações da COSAC, na qual defende a importância de ser apoiada a estratégia definida pelas Regiões Ultraperiféricas (RUP), no âmbito das negociações do próximo Quadro Financeiro Plurianual.

"É fundamental o aumento do investimento comunitário nas RUP para poder reforçar o potencial destas regiões como centros de inovação para criar emprego e agilizar o seu crescimento, ao mesmo tempo que se solidifica a presença geoestratégica da UE a nível mundial através das RUP", afirma Rubina Berardo.

A deputada considera que, "ao defender o posicionamento das RUP junto da COSAC e dos parlamentos nacionais, fortalece-se a posição das RUP num momento-chave face à continuação das negociações para o próximo enquadramento financeiro da UE".