• bannerSitePSDM3jan2020.jpg

Os deputados do PSD/M na Assembleia da República reclamaram hoje o apoio do Estado ao avião cargueiro, também para os produtores da Madeira.

Numa visita à unidade de exportação anona, em Santana, Rubina Berardo afirmou que o grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República vai apresentar, ainda nesta semana, uma iniciativa legislativa que recomenda ao governo da República dar apoio à linha da Madeira, tal como já o faz relativamente aos Açores, mas com uma particularidade, uma vez que nesta proposta o PSD defende a triangulação da rota aérea, fazendo-se a ligação entre Madeira, os Açores e o Continente.

Rubina Berardo salientou que esta é uma "forma de potenciar também as sinergias entre os mercados agroalimentares", sejam da Madeira ou dos Açores, apoiando-se, desta forma, a produção local agrícola ultraperiférica.

A deputada frisou ainda que a unidade de exportação de anona "é mais um exemplo de sucesso do Governo Regional, em termos de apoio aos produtos, neste caso da anona, para colocar um produto de excelência no mercado nacional", o que só é possível com o apoio dado à linha de carga aérea, que resulta de um investimento considerável feito pelo executivo madeirense.

"Relembramos que o Estado tem apoiado, na ordem de 9 milhões de euros, a rota entre o Continente e os Açores precisamente para a mesma necessidade que é a necessidade de apoiar os produtos agrícolas açorianos", disse, salientando que a continuidade territorial tem que ser, efetivamente, para todos, logo, também para a Madeira. Nesse sentido, continuou, a República deve também apoiar a rota Madeira e o Continente, com este valor acrescentado de triangular os mercados entre a Madeira, Açores e o Continente, apoiando, de forma efetiva, os agricultores de ambas as regiões.