• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quinta, 11 Maio 2017

Os Desafios da Europa serviram de mote a um encontro entre a Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar e os militantes social-democratas de S. Roque.

Um iniciativa que, segundo Pedro Gomes, presidente da Comissão Política de Freguesia, é uma oportunidade para formar e esclarecer os militantes e a população em geral sobre as questões mais relevantes da Europa e sobre o trabalho realizado pelos eurodeputados.

O Brexit, as eleições francesas foram os principais temas abordados, mas houve também referência à crise nas migrações e ao desemprego jovem.

Apesar dos receios que são sentidos um pouco por toda a Europa, sobretudo ao nível de um possível falhanço do projeto europeu, Cláudia Monteiro de Aguiar considera existirem sinais de "tranquilidade". "Acredito que estes pequenos passos e estas pequenas vitórias nas últimas eleições contra o populismo, contra estes movimentos extremistas, quer à extrema esquerda, quer à extrema direita, têm sido sinais claros de que nós estamos unidos e queremos estar unidos". 

A Europedutada sublinhou que é preciso agora seguir "um caminho concreto para manter a União Europeia tal como ela é, sobretudo, ressalvando os pilares fundamentais de anos consecutivos de paz, de solidariedade e de tranquilidade num projeto que é unido na diversidade".

Para Cláudia Monteiro de Aguia a solução passará por "termos uma Europa mais orientada para os ciadadãos, uma Europa mais social e uma Europai mais solidária".

A importância das regiões ultraperiféricas no contexto europeu também mereceu uma abordagem da Eurodeputada, no que se refere aos apoios disponíveis, mas também à forma como estas "são abrangência a este projeto europeu".