• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Segunda, 18 Abril 2016

O Gabinete de Estudos e Relações Externas (GERE) do PSD entregou hoje ao presidente da Comissão Política Regional 10 documentos de reflexão que resultam do primeiro ano de trabalhos, numa reunião que decorreu na sede regional, à Rua dos Netos.

Segundo o responsável pelo Gabinete, Sérgio Marques, os documentos agora entregues abordam várias áreas, sendo "relevantes", uma vez que levantam "questões e interrogações", relativamente às quais "o partido deve considerar" e "reflectir".

"A ideia é que tenhamos um partido que possa ser mais criativo e do qual possam surgir ideias que possam municiar os nossos agentes, seja no Parlamento, seja no próprio Governo", disse, salientando que o PSD deve ser "um espaço aberto à sociedade e aos eleitores".

Por seu lado, Miguel Albuquerque sublinhou que o partido "cumpriu hoje mais um compromisso" ao receber os estudos do GERE, documentos que serão apresentados à Comissão Política e que poderão trazer "contributos para a discussão pública dentro do partido".

"O nosso partido tem todas as condições, e nós fazemos um grande esforço, para que pense um pouco fora da caixa e saia daquele discurso ortodoxo tradicional de que os partidos são apenas máquinas para exercício de poder ou para ganhar as eleições", afirmou, acrescentando que é necessário que tenham também na sua prática política diária e no seu funcionamento um pensamento crítico e um pensamento prospetivo relativamente àquilo que pretendem para o futuro".

Miguel Albuquerque anunciou que o Gabinete vai continuar a promover conferências, lembrando que a primeira teve como orador Angêlo Correia, sendo que a próxima, no dia 13 de julho, irá contar com Marques Mendes.

 

Documentos:

 

Coordenação de Estudos sobre o Ambiente

1 . Custódia do Território - Uma Estratégia Participativa de Conservação da Natureza, da Paisagem e do Património

2. Novo Cais de Cruzeiros na Frente da Proteção Marítima do Depósito de Inertes Criado a Nascente do Cais da Cidade - Notas sobre o tema

 

Coordenação de Estudos Económicos

1. Impacto dos Fundos Estruturais na Economia da RAM

 

Coordenação de Estudos Sociais

1. Educação: Contributos para a reforma do Sistema Regional de Educação

2. O setor da Saúde na RAM

 

Coordenação de Assuntos Fiscais 

1. Estudo sobre o Esforço Fiscal no Continente e Regiões Autónomas

 

Coordenação de Relações Externas

1. Os Arquipélagos da Macaronésia - possibilidades

2. A promoção do Centro Internacional de Negócios

 

Coordenação de Estudos Políticos

1. A Imigração na Madeira - aqueles que vêm para ficar

2. Instrumentos de democracia participativa e direta