• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quinta, 22 Junho 2023

O Grupo Parlamentar do PSD Madeira deu início hoje às Jornadas Locais no concelho de Santa Cruz, com uma visita à empresa Vulcanizadora 25 de Abril, no Parque Empresarial da Cancela, onde o deputado Brício Araújo realçou a ação relevante do Governo Regional para o desenvolvimento económico local e regional, promovendo uma verdadeira política de incentivo ao investimento e de apoio às empresas.

Entre as várias medidas que têm sido implementadas, o deputado destacou a redução do IRC, lembrando que a Madeira é a região do país onde a taxa deste imposto é a mais baixa, num “sinal de atenção para com as empresas e de apoio ao investimento”.

Referiu ainda que, para além dos apoios diretos às empresas, tem havido a preocupação de criar condições para o desenvolvimento da atividade empresarial, com a criação, por exemplo, de parques, como o que se encontra no concelho de Santa Cruz, o que tem sido importante para as dinâmicas da própria economia e também ao nível da criação de emprego, o qual depende muito do investimento privado e do desempenho dos empresários. Uma aposta que já se reflete nos bons indicadores referentes ao emprego, com mais gente empregada e melhores remunerações.

O deputado lamentou, no entanto, que o Executivo Municipal não partilhe dessa visão, sendo uma Câmara que “não gosta do investimento” e que “pratica uma fiscalidade alta”, colocando uma “grande sobrecarga fiscal sobre as empresas”. Santa Cruz “é o único concelho da Madeira que continua a aplicar derrama”, salientou.

Por outro lado, Brício Araújo recordou os entraves que a Câmara tem colocado à legalização dos terrenos do parque empresarial da Cancela: “O tribunal já reconheceu, diversas vezes, como património da Região e temos uma Câmara de Santa Cruz que continua a usar todo o tipo de expedientes para atrasar o processo”, afirmou, salientando que tudo isto complica a vida às empresas que pretendem adquirir os espaços onde estão instaladas.