O Grupo Parlamentar do PSD apresentou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de congratulação ao BAM - Centro de Banana da Madeira pela distinção de Melhor Museu Português 2023 e pela Menção Honrosa, na categoria Coleção Visitável, atribuídas pela APOM - Associação Portuguesa da Museologia, reconhecendo a importância da parceria criada para a fundação do Museu e para a salvaguarda da qualidade da Banana da Madeira, bem como enaltecendo o papel de cada interveniente na história diária deste Centro, que conta uma História que é de todos os madeirenses.
Este galardão visa valorizar e reconhecer "a excelência museológica nacional", através da avaliação de fatores como a criatividade, a imaginação e o contributo de cada espaço na museologia nacional.
O BAM tem, naturalmente, a Banana da Madeira como foco primordial, tratando e demonstrando a sua história e evolução em instalações imersivas e artísticas, divididas por zonas temáticas.
O BAM foi inaugurado em junho de 2022 e localiza-se no Lugar de Baixo, concelho da Ponta do Sol.
A sua criação surgiu de uma parceria da GESBA com o Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, com a Altice, a Gema Digital e Francisco Clode, fusão que a empresa descreveu como "um resultado final de indiscutível qualidade".
Não esqueçamos que a Banana é o foco deste Museu e fruto de enorme preponderância na economia regional, com uma produção de mais de 20 mil toneladas anuais. O impacto económico é enorme, sendo este produto de elementar vitalidade na sustentabilidade da agricultura regional.
Ora, o BAM surge, também, como uma forma de salvaguardar a qualidade da Banana da Madeira, assim como de melhorar a sua produção e a sua comercialização, surgindo, paralelamente, como uma área de investigação e de apoio e formação do produtor.
É, indiscutivelmente, um reconhecimento máximo da qualidade, do empenho e do árduo trabalho desta parceria entre entidades, que permitiu que se olhasse e eternizasse a Banana da Madeira tendo em conta o seu papel no desenvolvimento social, económico e turístico da Região.
Neste âmbito, importa enaltecer, também, o papel de todos os colaboradores do BAM, essenciais em cada espaço daquele Museu e na prossecução da sua qualidade, reconhecida, agora, pela APOM.