O Grupo Parlamentar do PSD apresentou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de congratulação ao Posto Emissor do Funchal (PEF) pelo seu 75º aniversário, a 28 de maio, reconhecendo o seu papel na difusão radiofónica da informação e enaltecendo o trabalho de todos os seus colaboradores.
Constituído na década de quarenta, pelos irmãos William Edward Clode e Luís Peter Clode, que se juntaram a outros dois irmãos, Herculano Ramos e Arlindo Ramos, e ao radioamador João Higino Acciaiuoli Ferraz (que os auxiliou na componente técnica do projeto), o PEF é a rádio mais antiga da Madeira.
Inicialmente, e de forma provisória, os estúdios do PEF funcionaram no Teatro Municipal Baltazar Dias, a partir de onde se faziam transmissões em dias alternados da semana. Só em 1952, com o aumento da potência, as emissões passaram a ser diárias.
No ano de 1959, os estúdios foram transferidos para a Rua da Ponte de São Lázaro, onde é, ainda, a atual sede desta rádio.
Ao longo dos anos, o PEF foi sendo alvo de modernização, tendo sido, em 1967, a primeira rádio, na Região, a operar e a transmitir em Frequência Modulada (vulgo FM).
Além da rádio, o PEF é responsável pelo Almanaque PEF, coordenado por Graça Alves, que já se encontra na sua 28ª edição e que, este ano, celebra e dedica-se aos 75 anos desta rádio. Este livro anual contempla informação sobre as festividades regionais, feriados, as especificidades de cada mês, curiosidades, textos de reflexão, anedotas e um conjunto de passatempos.
Estes 75 anos do PEF são, também eles, anos de história, de memória, de comunicação, de informação, de modernização e de proximidade, sendo essencial enaltecer todos aqueles que contribuíram e contribuem para a evolução do Posto Emissor do Funchal.