• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Segunda, 14 Novembro 2022

O Grupo Parlamentar do PSD reuniu-se com o coordenador do Agrupamento dos Centros de Saúde da Região. Dr. Fábio Camacho, tendo a deputada Rubina Leal realçado que esta nova organização dos cuidados de saúde primários tem permitido reforçar a política de proximidade com os utentes e atender às especificidades de cada zona geográfica.

A deputada referiu que o ACES contempla sete zonas: Funchal I e II, Zona Leste (Machico e Santana), Santa Cruz, Câmara de Lobos; Porto Santo e Zona Oeste. Estas duas últimas, ressalvou, com cobertura de médico de família a 100%, tendo salientando que esta será uma realidade em toda a toda Região a breve prazo, havendo, para tal, um grande esforço do Serviço Regional de Saúde para atração de novos profissionais de medicina geral e familiar, estando já previsto a abertura de um concurso público para a contratação de três novos médicos que irão reforçar as equipas dos centros de saúde.

Rubina Leal afirmou, ainda, que essa proximidade com o utente se faz não só através do médico de família, mas também uma equipa multidisciplinar que está ao dispor dos doentes e que engloba também profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia e apoio administrativo, permitindo olhar para a saúde num todo e ir ao encontro das preocupações e necessidades da população.

Referiu ainda o facto de existir serviço de urgência permanente em quatro centros de saúde da Região, Machico, Porto Santo, Calheta e Porto Moniz, assegurando que os cuidados de saúde mais emergentes possam ser prestados a qualquer hora do dia, de forma mais imediata, evitando deslocações ao Funchal.