O Grupo Parlamentar do PSD entregou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de solidariedade com as vítimas da catástrofe de Las Tejerias, na Venezuela, com maior enfâse à comunidade portuguesa, estendendo, em particular, o seu pesar e solidariedade a todas as famílias afetadas e reiterando o acompanhamento contínuo aos portugueses e lusodescendentes residentes naquele país.
Caracas, Mérida, Falcón, Yaracuy, Carabobo, Arágua, Miranda, Anzoátegui, Sucre, Monágas, Delta Amacuro, Bolívar e Amazonas foram os estados venezuelanos afetados pelas intensas chuvas com descargas elétricas ocorridas no passado fim de semana.
Mais de vinte pessoas morreram, sendo que duas das vítimas mortais, falecidas em Las Tejerias, a sudoeste de Caracas, eram portuguesas, uma delas natural dos Canhas, na Ponta do Sol.
Estão desaparecidas mais de cinco dezenas de pessoas.
Este é um momento de enorme dificuldade para aquelas populações, entre as quais se encontra alguma da comunidade portuguesa residente na Venezuela, e que, além dos efeitos do mau tempo, têm de lidar, igualmente, com os roubos que foram tendo lugar, conforme avançou o Consul Honorário de Portugal em Los Teques.
Vários estabelecimentos de portugueses foram fortemente afetados, assim como muitas das ligações àquela zona do país.
Para a comunidade portuguesa naquele país e familiares lusodescendentes, esta é uma provação trágica que se junta às contingências políticas e sociais de que a Venezuela tem padecido e que têm provocado uma crise de refugiados sem precedentes. Não esqueçamos que a Amnistia Internacional, face à realidade que lá se vive, relata a repetida violação dos direitos humanos, em geral, e a multiplicação das detenções arbitrárias, as deportações e as mortes, bem como, a falta de bens de primeira necessidade.
É uma catástrofe cujas dimensões ainda não estão calculadas, sendo de lamentar, firmemente, a perda de vidas humanas.
Este, em particular, é mais um momento em que a Região Autónoma da Madeira continuará a acompanhar a comunidade portuguesa, em especial os mais afetados por esta catástrofe.