• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Terça, 26 Julho 2022

O Grupo Parlamentar do PSD destacou, hoje, aquele que tem sido um dos mais importantes instrumentos do Governo Regional desde o início da Autonomia em matéria de habitação e que será, agora, reforçado, com o aumento no valor máximo de apoio, o Programa de Recuperação de Imóveis Degradados (PRID).

Numa visita a uma das famílias apoiadas, e no âmbito do Roteiro de Habitação que está a ser realizado pela bancada social-democrata, o deputado Rui Marques sublinhou que esta medida permitiu que as pessoas continuassem a viver nas casas onde sempre viveram, recuperando-as e dotando-as de uma melhor eficiência energética, contribuindo-se também, desta forma, para a reabilitação do património existente.

O deputado sublinhou que o teto máximo de apoio, que era de 15 mil euros, será agora reforçado pelo Governo Regional, tendo em conta as maiores dificuldades sentidas pelas famílias, devido à inflação de preços registados no setor da construção, o que demonstra a sensibilidade do Executivo Madeirense em relação a esta matéria. “Esse apoio, que é concedido em forma de empréstimo sem juros às famílias economicamente carenciadas e sem hipótese de recorrerem ao crédito bancário, poderá ir até aos 20 mil euros e chegar aos 50 mil em caso de intempéries, se as moradias forem afetadas. Nalgumas situações, e conforme o rendimento do agregado, o apoio pode, na sua totalidade ou em parte, ser a fundo perdido”, disse.

Rui Marques realçou que, graças a esta medida, já foram reabilitadas mais de quatro mil casas desde 1979.