• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Segunda, 27 Junho 2022

O Grupo Parlamentar do PSD destacou, hoje, “o investimento que o Governo Regional tem vem a realizar na formação, enquanto alternativa ao ensino regular e como forma de valorização social e pessoal dos jovens e dos adultos, dotando-os de competências necessárias à modernização das empresas e da economia”, conforme destacou o deputado Valter Correia.

O deputado falava no âmbito de uma visita à Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, integrada no Roteiro de Formação, que os deputados do PSD promovem hoje e amanhã.

Valter Correia sublinhou que, a par desses objetivos de ordem pessoal, tem existido também uma preocupação de melhorar a qualidade da oferta da formação, assim como de desmistificar a via profissionalizante enquanto via educativa “redutora”, o que, tal como reforçou, “todos sabemos não corresponder à verdade, dado que permite fazer um percurso formativo e educativo até ao ensino superior e também porque é uma via com grande taxa de empregabilidade”.

O deputado sublinhou que há uma oferta formativa diversificada oferecida pelas respostas disponibilizadas pelo setor público e que é complementada pelos privados, que tem, por um lado, “permitido dotar os jovens com competências consonantes com as necessidades das empresas” e, por outro, “uma segunda oportunidade de qualificação aos adultos, quer àqueles que já estão integrados no mercado de trabalho, quer àqueles que aguardam por essa oportunidade”.