• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Sábado, 28 Maio 2022

Foto: ECM

O Grupo Parlamentar do PSD vai apresentar um Voto de Congratulação, na Assembleia Legislativa da Madeira, pelo 150º aniversário das Cervejas da Madeira pelos 150 anos das Cervejas na Região, homenageando os seus responsáveis, trabalhadores e todos os que, diariamente, contribuem para o seu crescimento e desenvolvimento económico.

A fundação do negócio das Cervejas na Região remonta a 1872, através do britânico Henry Price Miles, sendo a sua principal marca a icónica Coral, que surge em 1967. Em 1969, foi a vez da Brisa, nos sabores Laranja, Limonada, Limão, Cola e da Água Tónica, sendo que, nnício dos anos 70, nasce a Brisa Maracujá, o refrigerante com mais sucesso de todos os produzidos na ECM. Só em 1985, é lançado o primeiro refrigerante sem gás, Brisol.

Claramente, entre tantos feitos, a Revolução de Abril e as consequentes nacionalizações também se fizeram sentir na Empresa de Cervejas, tendo, na altura, o direito de reversão da quota nacionalizada sido transferido para a Região no âmbito do processo autonómico.

Em 1993, Miguel de Sousa é nomeado administrador em representação da quota nacionalizada e, em 1994, por força da entrada do Grupo Pestana no capital, passa a Presidente do Conselho de Administração, cargo que ainda ocupa.

É um dos grandes responsáveis pela evolução da atividade da empresa e até da sua própria expansão.

Hoje, a ECM tem uma equipa de 250 colaboradores e serve aproximadamente 3500 clientes, tendo uma cobertura de 100% dos pontos de venda da Região.

É uma embaixadora da Madeira além-fronteiras, através de produtos que se tornaram icónicos por todo o mundo.

Mundo, esse, que conhece e reconhece a qualidade do que ali é produzido, sendo disso exemplo, as dezenas de medalhas e centenas de distinções recebidas pelos produtos da ECM, o que demonstra a qualidade ímpar do que ali é pensado e criado, sem esquecer os sabores e tradições que, sendo características da Madeira, são já parte das mesas por Portugal e mundo fora.