A Madeira tem-se afirmado como uma Região aliada à inovação e novas tecnologias e à elevada qualificação dos seus trabalhadores.
Numa visita à empresa de consultoria NearSoft Solution, no âmbito do Roteiro sobre Emprego, promovido pelo Grupo Parlamentar do PSD, a deputada Sónia Silva sublinhou que temos vindo a assistir a um crescimento do número de empresas nas áreas tecnológicas que têm contribuído para diversificar a nossa economia, o que se tem revelado como um bom indicador da atratividade do nosso mercado regional.
Uma nova dinâmica que, segundo a deputada, obriga a uma maior aposta, quer do Governo Regional, quer do setor privado, na formação indicada para os vários setores em ascensão.
Sónia Silva salientou que são vários os parceiros do Governo Regional neste processo de elevação das qualificações dos trabalhadores, dando como exemplos a Universidade da Madeira, a StarUp Madeira, o Instituto de Qualificação, o Instituto de Emprego da Madeira, e mesmo as empresas.
“Esta aposta na qualificação, e também na reconversão de competências, tem contribuído para que, hoje, tenhamos na Região um emprego mais qualificado, que tem sido decisivo para o crescimento e afirmação das empresas e para o desenvolvimento e qualidade de vida dos madeirenses e porto-santenses”, disse, reforçando que só com “empresas fortes e com capital humano qualificado é que há melhor desenvolvimento económico e social na Região”.
A este propósito referiu que o Plano de Plano de Recuperação e Resiliência reserva verbas consideráveis para promover a formação e acelerar a transição digital, “duas premissas que irão contribuir para continuar a elevar a Região e aumentar o número de profissionais devidamente qualificados”.