• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quinta, 24 Março 2022

O Grupo Parlamentar do PSD destacou, hoje, a capacidade que os empresários madeirenses têm demonstrado na evolução dos seus negócios e dos seus produtos.

Numa visita à Ilhopan, integrada no Roteiro de Proximidade, desta vez dedicado à Marca Madeira, o deputado Carlos Rodrigues sublinhou que existem empresas na Região que “são autênticos casos de sucesso e que, trabalhando produtos tradicionais, encontraram formas de dinamizar e de inovar”, quer com novas formas de produção, quer com a abordagem a novos mercados, quer com políticas comerciais mais agressivas.

Empresas essas que, segundo o deputado, são exemplo de que os produtos tradicionais, genuínos e da marca Madeira, são produtos onde as apostas podem e devem ser feitas, desde que exista, de facto, essa capacidade de inovar e de adotar novas tecnologias, não só no sentido físico da palavra, mas também ao nível dos aspetos comerciais e de abordagem de mercado.

Nos últimos anos têm sido vários os produtos tradicionais, subprodutos e novos produtos que se têm afirmado não só no mercado regional como nacional e internacional, destacando-se pela diferenciação relativamente à concorrência, mas também pela qualidade e autenticidade. Um investimento que, conforme realçou Carlos Rodrigues, tem merecido o apoio e incentivo do Governo Regional, tanto ao nível da redução da carga fiscal, através da baixa do IRC, como das ajudas à exportação, possibilitando o aumento do volume de vendas e rentabilidade destas empresas.

“Nestes dois dias de Roteiro estamos de facto a encontrar exemplos fundamentais de que a economia baseada em produtos tradicionais é uma economia que tem futuro, desde que da parte das empresas haja esta capacidade e este empreendedorismo de alcançar novos mercados e de utilizar novas técnicas para potenciar os produtos”, disse.