• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quinta, 17 Março 2022

No âmbito do Roteiro de Proximidade dedicado à Natureza, o Grupo Parlamentar do PSD visitou o Centro de Recuperação de Aves Selvagens (CRAS), instalado no Jardim Botânico da Madeira- Eng.º Rui Vieira, criado recentemente pelo Governo Regional, como forma de proteger e preservar a fauna regional.

Na ocasião, o deputado Guido Gonçalves sublinhou o percurso que a Região tem feito na proteção das espécies animais endémicas e raras que se encontram presentes no território da Madeira, destacando a sensibilidade e atenção que o Governo dá à preservação das mesmas, que conta não só com a colaboração de várias entidades públicas e associativas como também de particulares e da população. “Tem sido notório o interesse crescente das pessoas em alertar para situações de animais em perigo e isso é revelador de uma grande consciencialização da nossa população para o bem-estar e conservação da fauna madeirense”, disse.

A preservação da espécie da freira-da-madeira, uma das aves marinhas mais raras do Mundo, que esteve considerada extinta até aos finais da década de 1960, é mais um excelente exemplo do trabalho do IFCN nesta área, assim como o trabalho realizado em prol a freira-do-bugio, outra ave rara, cujos ninhos estão concentrados no planalto sul da ilha do Bugio.

Esta ave foi ainda objeto de um projeto SOS freira-do-bugio, através do qual foram tomadas diversas medidas de conservação, com vista à erradicação do coelho e do murganho na Ilha do Bugio com a consequente monitorização dos seus efetivos populacionais.

Todas estas medidas, conforme sublinhou Guido Gonçalves, “têm sido fundamentais para que estas espécies, que são únicas no Mundo, possam ser preservadas para o futuro, o que constitui um património natural não só regional, mas da humanidade”.