• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quinta, 17 Março 2022

O Grupo Parlamentar do PSD reiterou, hoje, que a Madeira é uma referência nacional e internacional na política de conservação e preservação da sua Natureza, conforme realçou a deputada Cláudia Perestrelo, numa visita à Reserva Natural Parcial do Garajau, no âmbito do Roteiro de Proximidade dedicado a esta temática.

Destacando o grande investimento do Governo Regional nas medidas de salvaguarda da fauna e flora, quer ao nível dos recursos financeiros quer humanos, ao longo dos anos, a deputada referiu o exemplo do reforço de vigilantes da natureza e dos equipamentos ao seu dispor, lembrando que a Região foi ao encontro das expetativas destes profissionais ao rever e valorizar as suas carreiras.

Mas não é só neste aspeto que a Madeira é uma referência. Cláudia Perestrelo sublinhou que “somos a região do país com a mais antiga reserva natural do país”, a do Garajau, referindo que esta é a maior evidência da prioridade que o Governo Regional dá à preservação do seu património natural.

A deputada acrescentou que a Região possui um conjunto alargado de reservas e zonas protegidas, num equilíbrio entre a presença humana, a conservação das espécies e a regeneração dos ecossistemas. Em resultado desta política, adiantou, o nosso arquipélago é uma autêntica reserva natural "com dois terços da sua área marinha classificada como área protegida”.

Segundo Cláudia Perestrelo, a Madeira tem estado à altura, com a adoção de políticas de conservação que têm “permitido o uso sustentado dos recursos naturais, não só pela população atual como pelas gerações futuras, garantindo a proteção da sua enorme diversidade biológica, a qualidade ambiental e o desenvolvimento social.”

A deputada referiu como bons exemplos de conservação os projetos que têm em vista a recuperação das populações de espécie ameaçadas ao nível mundial como o Lobo-marinho, assim como os projetos LIFE aprovados e em curso.