• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Sexta, 4 Março 2022

Depois da temática da Inovação, na semana passada, o Grupo Parlamentar do PSD promoveu, nestes últimos três dias, o primeiro Roteiro de Proximidade dedicado à Cultura, com reuniões e visitas, mas também com a apresentação de indicadores ligados a esta área.

O património imóvel e móvel e a necessidade da preservação e conservação esteve em foco neste Roteiro, quer nas visitas efetuadas quer nos encontros realizados, nomeadamente com profissionais do restauro, mas houve, ainda, espaço para ir ao encontro de outros artistas como os que estão ligados ao teatro, mas também às artes plásticas e outras, como aquelas que estão expostas no núcleo Histórico de Santo Amaro - Torre do Capitão, um dos vários espaços disponíveis na Região para exposição. Ali, os deputados do PSD reuniram-se com jovens artistas e tiveram a oportunidade de destacar que a valorização da cultura se traduz também nos apoios atribuídos às associações e outros agentes culturais, uma vez que, desde 2015, já foram canalizados mais de 3,1 milhões euros, sendo que o valor mais alto se registou em 2021, já durante a pandemia, na ordem dos 714 mil euros.

O reforço mais significativo dos apoios em 2002 regista-se na componente dos festivais culturais da Madeira, na ordem dos 52 por cento, com uma dotação de 440 mil em 2021 e de 670 mil euros em 2022, e na divulgação dos museus e espaços culturais da Região, com mais 68 por cento, passando-se de 555 728 euros para 933 700 euros.

No que diz respeito à recuperação do património imóvel e móvel, verifica-se, igualmente, um aumento no investimento: de 557 116 euros em 2021 para 645 616 em 2022.

Conclui-se, assim, que tem existido uma aposta crescente e efetiva do Governo Regional nas diferentes vertentes da cultura, o que se reflete não só na salvaguarda do nosso património e memória coletiva, mas também no apoio aos diversos agentes e profissionais que operam nesta área e na dinâmica cultural.

Ver vídeo