O Grupo Parlamentar do PSD iniciou, hoje, o Roteiro de Proximidade com a temática da Inovação, tendo visitado, a este propósito, a ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.
O deputado Carlos Rodrigues lembrou que, ainda na passada sexta-feira, a agência sofreu alterações do ponto de vista administrativo, as quais refletem aquela que é a nova estratégia regional para a especialização inteligente, integrada no novo quadro comunitário.
“Há uma aposta inequívoca na concentração, do ponto de vista da gestão e das decisões relacionadas com as questões da ciência e da tecnologia”, afirmou Carlos Rodrigues, referindo que “numa região tão pequena como a nossa não faz sentido haver uma disseminação no que diz respeito à investigação”.
O deputado realçou que há que encontrar soluções que correspondam às necessidades da Região, sublinhando que a primeira vantagem da investigação é a obtenção de conhecimento. Conhecimento esse, salientou, que dará frutos seja a médio ou a longo prazo e que terá melhores resultados se houver um trabalho de proximidade e de interligação entre o setor empresarial, a economia e a investigação. Competência essa que caberá à ARDITI.
O que se pretende, conforme sublinhou Carlos Rodrigues, é que se encontrem soluções tecnológicas e do ponto de vista do conhecimento que permitam avançar as empresas e a realidade regional, em diferentes áreas.