Chamada a pronunciar-se sobre as conclusões do relatório especial do Tribunal de Contas Europeu sobre o sector do Turismo na Europa, Cláudia Monteiro de Aguiar afirmou, em reunião da Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu, realizada no dia 2 de fevereiro, que “este documento vem dar razão às reivindicações dos Eurodeputados. Só com mais União para o Turismo podemos ter melhores resultados.”
Segundo a Eurodeputada social-democrata, o texto deste relatório é concludente: “a UE não possui uma estratégia comum para o Turismo, nem um roteiro para o futuro do sector. A estratégia atual data de 2010, sem calendarização nem objetivos concretos, pelo que se encontra obsoleta. Os fundos encontram-se dispersos, não existindo orientações claras em como os utilizar. A pandemia revelou a resiliência do sector, mas também a necessidade de ações coordenadas e centralizadas, sendo o Certificado Covid-19 e o Selo Sanitário dois bons exemplos das vantagens da coordenação.”
“A par da falta de estratégia, a Comissão Europeia viu os seus efetivos dedicados ao sector reduzidos de 40, em 2014, para 12, em 2022, evidência clara que o Turismo não foi, nem é uma prioridade do Comissário Thierry Breton”, acusa Cláudia Monteiro de Aguiar.
“No Parlamento Europeu vamos continuar a lutar por políticas mais claras, coordenadas e estruturadas, com uma linha de financiamento própria, conferindo o destaque e a importância que o sector tem no PIB e na criação de emprego na Europa”, sublinhou a Eurodeputada.
“Não compreendo que, apesar de ser o principal destino turístico a nível mundial, a UE não possui uma estratégia comum, nem um roteiro que defina as linhas orientadoras para o futuro. A Comissão Europeia deveria desempenhar um papel de liderança, quer na elaboração da estratégia, quer na sua execução, mas o que temos visto é um conjunto de orientações ou medidas avulsas, que mais não servem que procurar resolver problemas imediatos”, referiu.
No mesmo dia, a Eurodeputada expôs ainda estas preocupações ao Ministro do Turismo Francês, Jean-Baptiste Lemoyne, na audição da Comissão dos Transportes e Turismo, no âmbito da apresentação do programa da Presidência Francesa da UE, até porque, refere Cláudia Monteiro de Aguiar, “uma vez mais, não se confere a relevância que o sector merece, sobretudo num período de crise. As duas linhas do programa dedicadas ao Turismo são vagas e muito pouco substanciais.”
In Diário de Notícias 03.02.2022
O Tribunal de Contas Europeu publicou um relatório especial intitulado “Apoio da UE ao Turismo: é necessário renovar a orientação estratégica e melhorar o método de financiamento”, no qual evidência alguns problemas do sector do Turismo a nível europeu, nomeadamente no que concerne ao financiamento a à falta de uma estratégia comum.
No relatório de iniciativa do Parlamento Europeu “Estabelecer uma Estratégia para o turismo sustentável”, de 2021, a relatora Cláudia Monteiro de Aguiar solicitou à Comissão Europeia um plano de ação para o sector do Turismo europeu, a constituição de uma Agência Europeia para o Turismo, que facilite a Governação na UE, assim como a criação de um selo sanitário e do Certificado Covid-19. Desde 2015, a Eurodeputada tem insistido na criação de uma linha de financiamento direto para o setor.