• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Domingo, 9 Janeiro 2022

O Grupo Parlamentar do PSD manifesta o seu pesar pelo falecimento, aos 91 anos, da artista plástica madeirense Lourdes Castro, apresentando um voto na Assembleia Legislativa da Madeira.

Lourdes Castro nasceu a 9 de dezembro de 1930, no Funchal, de onde saiu, aos 20 anos, para estudar, em Lisboa, na Escola Superior de Belas Artes.

Em 1957, partiu para Munique e, mais tarde, instalou-se em Paris, onde foi uma das fundadoras do grupo artístico e da revista "KWY".

Reconhecida como uma das mais notáveis artistas contemporâneas, Lourdes Castro deixa uma marca inconfundível e uma vasta obra no mundo das artes plásticas, tendo sido alvo de inúmeras distinções ao longo da sua carreira, incluindo a Medalha de Mérito da Cultura em 2020 pelo "contributo incontestável" para a cultura portuguesa, recebida já na Madeira, para onde regressou, em 1983, fazendo da ilha onde nasceu o seu refúgio.

Como madeirense, Lourdes Castro contribuiu para a projeção da nossa Região ao nível internacional, sendo uma referência não só para os jovens artistas locais, mas também do mundo inteiro.

O Grupo Parlamentar do PSD enaltece, assim, a vida e percurso artístico de Lourdes Castro, apresentando as suas sentidas condolências à família e amigos.