• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Sábado, 4 Dezembro 2021
O Grupo Parlamentar do PSD destacou, hoje, a política que tem vindo a ser seguida pelo Governo Regional no que se refere aos recursos hídricos, numa vertente de sustentabilidade ambiental, mas também na melhoria das condições em que a água é disponibilizada à população.
 
Nesse sentido, o deputado Nuno Maciel realçou que o Orçamento da Região para 2022 aposta na eficiência e no reforço hídrico dos sistemas de abastecimento e de regadio da Madeira, que representa uma verba de 4,9 milhões do pacote de ajuda por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
 
O deputado lembrou que este orçamento marca o início da implementação do Plano de Eficiência e Reforço Hídrico dos Sistemas de Abastecimento e Regadio da Região Autónoma da Madeira. Uma das medidas do PRR, que visa um investimento na gestão dos recursos hídricos na ordem dos 70 milhões de euros até 2026.
 
Assim, referiu que, através deste investimento, se prevê a concretização de um conjunto de intervenções, com vista a uma otimização da utilização dos recursos existentes, assim como da captação de águas excedentárias.
 
Além disso, adiantou, serão realizados diversos projetos, quer em termos da captação, quer da distribuição da água, para abastecimento e regadio, por intermédio das empresas públicas ‘Eletricidade da Madeira’ e ‘Águas e Resíduos da Madeira’, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado ao nível da otimização dos recursos.