• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quinta, 2 Dezembro 2021

O Grupo Parlamentar do PSD visitou, hoje, a empresa FN Hotelaria, onde o deputado Carlos Rodrigues realçou o facto de o Governo Regional da Madeira, estar a promover, desde 2016, uma política de apoio ao tecido empresarial madeirense.

Essa política, segundo o deputado, tem sido consubstanciada de diversas formas, das quais se destaca a fiscalidade, a disponibilização dos sistemas de apoio e ao funcionamento das empresas regionais.

Neste contexto, afirmou que a redução dos impostos, nomeadamente em termos de IRC, tem sido feita desde 2016, de “uma forma paulatina e concertada”, sendo, desde 2021, a mais baixa em todo país, esgotando-se toda a margem que existe de acordo com a Lei de Finanças Regionais.

Carlos Rodrigues referiu que, com a crise pandémica, instalou-se uma crise generalizada que trespassou todo o setor empresarial regional, com especial acuidade nas empresas do setor do Turismo e atividades similares. Para atenuar os efeitos desse impacto, adiantou, o Governo Regional colocou à disposição das empresas regionais diversas linhas de apoio, num total de 170 milhões de euros.

Apoios esses, ressalvou, que apostam também na diversificação da economia, de modo a permitirem a diferenciação, inovação e empreendedorismo, e evitar a dependência do Turismo.

Para 2022, conforme reforçou Carlos Rodrigues, a proposta de Orçamento da Região tem como um dos aspetos mais relevantes um apoio de 100 milhões de euros às empresas madeirenses, mantendo a fiscalidade no nível mais baixo.

O deputado, salientou que, desta forma, Governo Regional ajuda as empresas a aumentarem a sua capacidade de resistência e o desenvolvimento do tecido empresarial.