• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quarta, 1 Dezembro 2021

O Grupo Parlamentar do PSD lembrou, hoje, a importância da prevenção do cancro, nomeadamente do cancro da próstata, ao qual é dedicado este mês, denominado, por isso, de ‘Novembro Azul’.

A deputada Conceição Pereira salientou que, no âmbito do ‘Novembro Azul’, são realizadas diversas iniciativas pelo Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, entre elas a ‘Corrida dos Homens’, que se realizou ao final da tarde de ontem, em parceria com o Serviço de Urologia do SESARAM e a Associação de Atletismo da Madeira.

Conceição Pereira sublinhou que “o cancro da Próstata é uma doença silenciosa e assintomática”, pelo que o “aparecimento de sintomas pode ser sinal de doença avançada”.

Nesse sentido, realçou, é essencial detetá-lo numa fase precoce.

“Estima-se que, na Madeira, a doença atinja, anualmente e em média, 136 novos casos por 100 mil habitantes”, disse, realçando que, “com o aumento da esperança de vida e da melhoria dos cuidados de saúde, a incidência tem vindo a aumentar”, sendo a taxa de cura na ordem dos 85 por cento, quando diagnosticado cedo.

Nos casos em que há historial na família, afirmou a deputada, o rastreio deve ser iniciado entre os 40 e os 45 anos, sendo a partir dos 50 anos na restante população masculina.

Além disso, referiu a importância do exercício físico, de uma alimentação saudável, sobretudo rica em frutos, leguminosas, cereais e com redução das gorduras, e a diminuição do consumo de álcool, para atenuar o risco de cancro.