• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quinta, 18 Novembro 2021

A digitalização das escolas e do ensino será reforçada nos próximos anos, tendo a Madeira contemplado um conjunto de investimentos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor global de 21 milhões de euros.

Uma aposta que está inserida na estratégia regional de desenvolvimento de recursos digitais educativos e tecnológicos, que promovam a criação e a utilização de conteúdos digitais no processo de aprendizagem escolar, conforme salientou a deputada Sónia Silva, numa visita à Escola Básica de 2º e 3º ciclos  do Estreito de Câmara de Lobos, no âmbito do roteiro que o grupo parlamentar do PSD está a realizar, sob a temática “Next Generation – Plano de Recuperação para a Madeira”.

Segundo a deputada, esta estratégia passa pelo reforço do projeto manuais digitais, alargando a mais níveis de ensino, e por proporcionar ambientes inovadores de aprendizagem, disponibilizando novas ferramentas e equipamentos e maior formação em competências digitais aos professores.

O objetivo, referiu, é dar continuidade aos projetos já iniciados há alguns anos na Região e que permitiram que a Madeira assuma hoje uma posição dianteira ao nível nacional. Uma liderança que é facilmente demonstrada no que se refere à aplicação dos manuais digitais.

Nos ambientes inovadores de aprendizagem, encontram-se as chamadas “salas do futuro". Atualmente existem oito, uma delas na Escola Básica 2º e 3º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, sendo objetivo da Região alargar o projeto a todas as escolas secundárias.