• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Sexta, 12 Novembro 2021

As alterações climáticas estão identificadas como um dos desafios e compromissos da Madeira nos próximos anos, sendo também uma das grandes preocupações ao nível dos novos fundos da União Europeia, com vista a mitigar os seus efeitos e promover um ambiente e uma economia mais sustentáveis.

Esta temática esteve em foco no Roteiro “Next Generation EU – Plano de Recuperação para a Madeira” que o Grupo Parlamentar do PSD está a realizar, no âmbito do qual efetuou hoje uma visita à Central Hidroelétrica da Calheta e à Barragem do Pico da Urze, no Paul da Serra.

Na ocasião, o deputado Nuno Maciel sublinhou que este é um bom exemplo dos projetos que estão a ser desenvolvidos com vista à descarbonização da sociedade e à promoção da transição energética e daquilo que a Região se propõe a fazer nos próximos anos.

"Queremos garantir que estaremos na linha da frente nos recursos hídricos e que a sustentabilidade na Região Autónoma da Madeira será uma primazia na ação deste Governo Regional", disse.

Nuno Maciel salientou que esta é também uma problemática que tem gerado uma ampla discussão ao nível da União Europeia, com reflexos nos novos apoios europeus, que estão agora a ser disponibilizados, num total de 153 milhões de euros, nesta área, para a Região, no âmbito do PRR e REACT.

Ao nível da gestão hídrica, referiu, a Madeira identificou a necessidade de efetuar um conjunto investimentos, tendo por objetivo a captação e optimização dos recursos.