• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quarta, 29 Setembro 2021

Eurodeputados querem conhecer as preocupações dos madeirenses e porto-santenses.

A Comissão Parlamentar dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu acaba de aprovar uma visita oficial desta Comissão à Região Autónoma da Madeira, em abril do próximo ano. O objetivo desta visita é de auscultar os condicionalismos e constrangimentos, em termos de acessibilidades, transportes e análise do sector do turismo, e o modo como impactam nas empresas e cidadãos desta região Ultraperiférica.

Para a Cláudia Monteiro de Aguiar, membro efetivo desta Comissão, “esta decisão demonstra que o Parlamento Europeu quer dar prioridade a questões fundamentais como a melhoria das acessibilidades e das infraestruturas de transportes nas regiões ultraperiféricas, para que se encontrem as melhores respostas a problemas que têm impacto direto no desenvolvimento económico e social da Região. Desafios estes que se agravaram devido à pandemia. Estando em curso o início das negociações de importantes propostas legislativas, como a proposta de criação de uma taxa de carbono para o transporte marítimo, a aplicação de uma taxa para o transporte aéreo, ou o fim da produção de carros a gasolina e gasóleo em 2035, para alcançar as metas do Pacto Ecológico, faz sentido sensibilizar os colegas provenientes de outros países para a realidade que é viver e trabalhar na ultraperiferia.”

O pacote legislativo 55, um conjunto de propostas legislativas, foi lançado pela Comissão com o objetivo de tornar as políticas da União em matéria de clima, energia, uso do solo, transportes e fiscalidade aptos para alcançar uma redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa de, pelo menos, 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990. Esta meta intermédia é necessária para que se cumpra o pacto ecológico europeu: tornar a europa o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050.

O Parlamento Europeu definirá o respetivo programa em parceria com os gabinetes das eurodeputadas provenientes da Região Autónoma da Madeira.