• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Sexta, 2 Julho 2021
O Grupo Parlamentar do PSD destacou nas Jornadas Locais, que se realizam hoje e amanhã, na Ponta do Sol, a importância do apoio social às famílias, através da valorização das instituições que estão no terreno e que conhecem a realidade local. Apoio esse que, segundo Gualberto Fernandes, deputado e candidato do PSD às Eleições Autárquicas, deve merecer uma atenção especial da parte do poder municipal, dando como exemplos as medidas que foram implementadas pelo Governo Regional e que têm sido fundamentais para ajudar as famílias a superarem as dificuldades sentidas com a crise pandémica, designadamente o Fundo de Emergência de Apoio Social (FEAS) e o Fundo de Apoio Regional a Organizações Locais (FAROL).
 
Naquele concelho, adiantou, o FAES está a ser gerido pela Fundação João Pereira, uma das instituições visitadas hoje pelo Grupo Parlamentar do PSD.
 
O deputado salientou que este apoio se destina a questões essenciais, como aquisição de bens alimentares, pagamento de rendas habitacionais, ajuda no pagamento de prestações de empréstimo bancário à habitação, despesas de transporte público, combustível, água, eletricidade, gás, despesas de saúde, apoio aos estudantes, entre outras.
 
Já no que se refere ao FAROL, também implementado no âmbito da pandemia, mas este a ser gerido pela Casa do Povo da Ponta do Sol, o candidato do PSD sublinhou que este apoio tem por objetivo colmatar as carências sociais, fomentar o apoio social às famílias em risco de pobreza e ou exclusão social e prosseguir a aposta na economia local, privilegiando a aquisição de produtos preferencialmente regionais.
 
Para Gualberto Fernandes este tipo de medidas são fundamentais, lamentando que a Câmara Municipal não tido a preocupação de complementar esse apoio, nomeadamente na ajuda às empresas do concelho para que os seus funcionários pudessem ir para casa em regime de ‘lay-off’’ e assumirem os seus ordenados.
 
Esse foi, de resto, o compromisso deixado pelo candidato, no sentido de que haverá esse trabalho de complementaridade entre Governo e gestão municipal, de modo a ir ao encontro das soluções para os problemas da população.