• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quinta, 3 Junho 2021

O Grupo Parlamentar do PSD apresentará, na Assembleia Legislativa da Madeira, um Voto de Congratulação à Fundação Cecília Zino pelo seu 60º aniversário.

Constituída em maio de 1961, ergueu-se sobre a nobre vontade de Cecília Rosa Zino, de criar “um hospital de crianças pobres”, conforme havia deixado estabelecido no seu testamento.

Instalado, desde sempre, na Rua Velha da Ajuda, em São Martinho, no prédio que Cecília Zino havia adquirido, em 1949, a pensar nessa finalidade, o Hospital funcionou sob a alçada da Ordem de Santa Catarina de Sena.

Cumprindo sempre com a missão de ajudar os mais vulneráveis, conforme era vontade da sua Fundadora, a Fundação é responsável, hoje, por prestar proteção e assistência a crianças e jovens necessitados, tendo como missão a promoção da sua integração social e comunitária. Deixou de prestar cuidados de saúde há vários anos, mas desempenhou, durante muito tempo, um papel de elementar importância nesta área, tendo, até 1991, assistido mais de dez mil crianças de toda a Região.

Com o intuito de inovar no cuidar e abrir as suas fronteiras, tem desenvolvido, por outro lado, uma série de iniciativas, nomeadamente o Instituto CZ ou os Projetos Induzir, Projectus - Centro de Apoio e Acolhimento Parental ou, o mais recente, O SOL MARCA A SOMBRA.

Nestes 60 anos, a Fundação Cecília Zino tem desempenhado um papel fundamental na proteção das nossas crianças e jovens. Primeiro, na área da saúde, depois, no desenvolvimento social e na integração comunitária de todos os que, ao longos dos anos, têm sido acolhidos pela obra nascida da vontade de Cecília Zino.

Por esta razão, o Grupo Parlamentar do PSD enaltece e agradece o notável trabalho desenvolvido por esta instituição.