Foto: Facebook do Coro de Câmara do Funchal.
O Grupo Parlamentar do PSD apresentou um voto de congratulação ao Coro de Câmara da Madeira pelo seu 50º aniversário, enaltecendo a marca artística que criou, bem como o importante papel que desempenha enquanto embaixador da cultura madeirense além-fronteiras, estendendo este voto a todos quanto fazem parte da sua história.
O Coro de Câmara da Madeira foi fundado, em 1971, no seio da antiga Academia de Música e Belas Artes da Madeira, tendo sido os primeiros coralistas um grupo de alunos da classe de canto e de instrumento.
Durante a primeira década de existência, o Coro de Câmara concentrou a sua intervenção no Funchal, colaborando com a Orquestra de Câmara.
Em 1984, atendendo à importância alcançada e à qualidade da sua atividade, é-lhe atribuído o estatuto de Instituição de Utilidade Pública.
Dois anos mais tarde, é constituída a Associação Cultural Coro de Câmara da Madeira, em torno da qual se estrutura uma estratégia de divulgação artística para a Região e para o exterior.
A Associação torna-se pioneira na organização de intercâmbios artísticos e, posteriormente, o Coro passa a participar, com regularidade, em festivais corais, dentro e fora do país.
Ao longo dos seus 50 anos, o Coro de Câmara da Madeira tem-se assumido como um verdadeiro embaixador da Madeira, e até de Portugal, tendo tido um importante papel na divulgação da música de raiz tradicional madeirense.
Indissociável da história do Coro de Câmara da Madeira é, também, a sua atividade formativa e pedagógica inerente ao ensino e prática do canto coral para jovens e adultos que tantos tem conquistado ao longo dos anos.