• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quarta, 14 Abril 2021

Miguel Albuquerque e Rui Barreto assinaram, esta tarde, o acordo de coligação para as próximas Eleições Autárquicas, numa ocasião em que ambos os líderes partidários evidenciaram a vontade de replicar aquela que tem sido a boa experiência da governação ao poder municipal

“Este acordo reflete, antes de mais, o sentido de responsabilidade das direções dos dois partidos e aquilo que é, no nossos entender, o sentir da nossa população” começou, por afirmar, hoje, o Presidente do PSD/M, Miguel Albuquerque, na cerimónia de assinatura do Acordo de Coligação Autárquica com o CDS/PP, numa ocasião em que deixou claro que esta é a resposta ao desejo e à vontade manifestada pelas pessoas, famílias e empresários – particularmente nos concelhos atualmente governados pela oposição – para que os dois partidos, de forma solidária, aberta e transparente, concorressem a estas Eleições Autárquicas em coligação.

Este Acordo, frisou, reflete assim “o sentir da população e a auscultação que frequentemente é feita junto dos cidadãos”, mas, também, a vontade de replicar a boa experiência e a fórmula de sucesso que existente na governação ao nível autárquico. “Este acordo é o reflexo de uma experiência de coligação governamental que tem corrido bem. Quando enfrentamos dificuldades, não é possível disfarçar aquilo que não funciona e aquilo que não é eficaz e os tempos duríssimos que estamos a atravessar deixaram claro que este Governo, formado por pessoas que agiram com boa fé, com transparência, com solidariedade e lealdade, tem estado e continua a estar à altura dos desafios”, vincou a este propósito.

Miguel Albuquerque que, na sua intervenção, fez também questão de sublinhar que este Acordo de Coligação vai muito além das coligações ditas instrumentais, porque, tal como acontece no Governo, assenta num conjunto de valores que são partilhados por ambas as forças partidárias, designadamente a defesa intrínseca da autonomia politica e o valor da pessoa humana como principio, meio e fim da ação politica, precisamente aquilo que distingue o PSD/M e o CDS/M dos Partidos coletivistas, marxistas e socialistas.

Líder dos Social-democratas que evidenciou, ainda, o facto deste Acordo refletir, também, a humildade destes dois partidos ao juntarem forças, ao apresentarem sistemas de governação alternativa e um caminho diferente para o desenvolvimento e qualidade de vida das populações, aquilo que entende “como uma obrigação e um imperativo que não podia deixar de ser cumprido”.

Agradecendo ao Presidente do CDS pela transparência, frontalidade e solidariedade mútua e enaltecendo o sentido do dever e do imperativo do serviço público que têm sido lema, Miguel Albuquerque não tem dúvidas de que as soluções que serão apresentadas a estas Eleições são soluções que irão ao encontro dos desejos da população.

“Estaremos sempre juntos em defesa daquilo que é mais importante, em defesa das nossas populações”, garante Rui Barreto

Sublinhando a honra de pertencer ao Governo Regional e, agora, de fazer parte, ao lado do PSD/M, do projeto autárquico 2021, Rui Barreto considerou este Acordo “histórico” e deixou claro que o mesmo reflete a “robustez do compromisso que assumimos e que agora se transpõe para um acordo autárquico”. Reflete, igualmente, prosseguiu, o bom relacionamento pessoal existente entre as duas Direções Partidárias, mas também o relacionamento institucional entre os dois partidos.

Vincando que este acordo é celebrado “entre dois partidos fundadores da democracia, que acreditam no poder municipal, que acreditam que o poder local representa sempre melhor os interesses das populações e que acreditam que, através do poder local, se pode concretizar melhor os processos de descentralização”, o Líder do CDS lembrou que o Governo tem funcionado muito bem, “em momentos particularmente difíceis na pandemia que nos assola”, o que se deve ao grande sentido de compromisso, de responsabilidade e de coesão que tem presidido à coligação.

Elogiando a lealdade, a frontalidade, o empenho, a dedicação e o compromisso do Presidente do PSD/M, Miguel Albuquerque, na forma como tem sabido gerir os destinos da Região e das suas gentes, Rui Barreto garantiu a sua total disponibilidade para continuar a trabalhar em nome dos princípios e valores que têm norteado a experiência da coligação.

“Estaremos sempre juntos na defesa daquilo que é mais importante, na defesa das nossas populações e este foi apenas mais um passo nesse sentido”, rematou.