• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Sábado, 27 Março 2021

O Grupo Parlamentar do PSD vai propor ao Governo Regional que implemente, no decurso do próximo ano letivo, nas escolas secundárias, que reúnam as condições necessárias, um projeto piloto de Formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa.

Numa reunião com a entidade responsável pelo Programa Regional de Desfibrilhação Automática Externa, o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), a deputada Rubina Leal sublinhou que as vítimas em paragem cardiorrespiratória, que tinham alguém perto de si com conhecimentos nas manobras de reanimação e que sabiam utilizar o DAE, foram salvas.

“É, por isso, que importa, cada vez, mais habilitar os nossos jovens, dotá-los de competências, no sentido de que tenham esta cultura da prevenção”, disse, salientando que, neste caso em particular, essa prevenção passa pela prevenção nesta área.

Rubina Leal salientou que o Serviço de Proteção Civil tem a seu cargo o Programa Regional de Desfibrilhação Automática Externa e tem realizado formação a milhares de pessoas. Além disso, a Região está dotada de equipamentos: “Podemos dizer que somos uma região segura, mas, para tal, importa também ter pessoas habilitadas com esta mesma certificação em operadores de DAE e nada melhor do que através dos nossos alunos, do ensino, da educação e da formação em suporte básico de vida.”

A proposta ao Governo será feita através de Projeto de Resolução a dar entrada na Assembleia Legislativa da Madeira.