• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Sexta, 26 Março 2021

O Grupo Parlamentar do PSD considera que a agricultura biológica tem potencial para um maior crescimento na Região, tendo por base a evolução positiva que tem registado nos últimos anos: 44% desde 2015.

Como tal, propõe ao Governo Regional, através de projeto de resolução, a atualização da estratégia regional para o modo de produção biológico e o aprofundamento aos incentivos por opção à agricultura convencional.

Numa visita a uma exploração agrícola de jovens agricultores em modo biológico, na freguesia do Monte, o deputado Nuno Maciel defendeu a necessidade de promover a marca Bio Madeira com selo próprio e de tornar este tipo de agricultura mais sustentável e atrativa, através de incentivos, revisão de áreas de exploração, majoração dos fatores de produção e de formação específica.

“Na hora de desenharmos as linhas orientadoras para o próximo quadro comunitário de apoio, entendemos que a majoração das taxas de apoio e os incentivos devem ser uma aposta aprofundada, a todos aqueles que queiram iniciar-se ou reconverter a sua produção convencional em modo biológico”, afirmou Nuno Maciel, realçando que “a reconversão deve ser amplamente incentivada e tecnicamente apoiada para que as opções de investimento tenham sucesso e maximizem a produção”. A venda direta entre produtor e consumidor final deve igualmente ser incrementada, de modo a acrescentar mais valor económico a quem produz e melhor qualidade a quem consome.

A iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD já deu entrada na Assembleia Legislativa da Madeira e deverá ser discutida brevemente.