• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quinta, 18 Março 2021

O Grupo Parlamentar do PSD deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, de um voto de saudação a todos os estudantes madeirenses, pelo Dia Nacional do Estudante.

Assinalado desde 1987, com o intuito de destacar a luta do movimento associativo, a efeméride tem como intuito relembrar as dificuldades e obstáculos pelos quais os Estudantes, transversalmente, passam. Para o PSD, a Autonomia permitiu a que, na Região, tivesse lugar uma visão interclassista da sociedade, em que a Escola se assume como pedra angular de uma sociedade dinâmica.

Nesse sentido, para o Governo Regional, o direito à educação continua a ser um meio para a igualdade de oportunidades e para o desenvolvimento sociocultural necessário e desejado.

Contudo, o Estudante Madeirense, em particular, sofre, ainda, com alguns obstáculos, pelo que assinalar esta efeméride ganha relevante sentido na nossa Região Autónoma. Veja-se, no ensino superior, a ausência da regulamentação do subsídio social de mobilidade, a não inclusão da Madeira no modelo de Passe sub-23 ou a ausência de compromissos para a definição de uma estratégia de cooperação necessária, por parte do Governo da República, nas operações de financiamento necessárias para tornar o Ensino Superior Público mais competitivo nas Regiões Autónomas, em especial, na Madeira, por exemplo.

Lacunas colmatadas com o Programa Estudante InsuLar, do passe social combinado, do passe sub-23, entre outras recentes medidas asseguradas nos sucessivos Orçamentos Regionais, garantia contínua de que, na Região Autónoma da Madeira, há valorização dos mais jovens e daqueles que, cá ou lá fora, lutam, através dos estudos, pelos seus sonhos.

Não podemos deixar de salientar, ainda assim, que, na Madeira, o Estudante tem, ao seu dispor, uma escola inclusiva e está integrado numa comunidade que o irá tornar mais competente, mais preparado e mais solidário, pois é a escola meio primordial para reduzir assimetrias e atingir a justiça social.

O Grupo Parlamentar do PSD saúda, assim, os Estudantes madeirenses, destacando o mérito e o talento dos seus percursos académicos, consciente da importância que os mesmos terão numa sociedade mais coesa, justa, livre, próspera e, acima de tudo, mais autónoma.